Visão Integral
O momento da avaliação é de suma importância quando acolhemos um novo aluno, pois entendendo cada indivíduo como um ser único, entendemos também que o mesmo comporta a sua individualidade e particularidades, quer do foro físico, quer mental e social.
Um programa de exercícios que se prevê individual e personalizado, sob o nosso ponto de vista, consequentemente, deve atender e responder às seguintes questões: “Para quem?”, “Como?”, “Quando?” e “Porquê?”.
Nesse momento aproveitamos também para desenvolver uma agradável interacção com o aluno, estabelecendo uma relação empática, de forma a que ele se sinta acolhido e saiba que está perante um profissional que o pretende ajudar.
Recolha de informações para avaliação personalizada e composição corporal
Durante a conversa recolhemos o máximo de informação sobre as práticas quotidianas, estilo de vida, dinâmica profissional, quantidade e qualidade do sono e estado emocional; tudo questões que podem influenciar directa e indirectamente o processo; por via a atender e a minimizar os condicionalismos.
Complementarmente, o procedimento da avaliação da composição corporal compreende uma medição em aparelho de bioempedância, apuramento das pregas de adiposidade e recolha de perímetros. Estes vão, de certa forma, ajudar a que tenhamos uma noção do estado atual do aluno, seja para fins de uma melhor qualidade de vida, ou para fins estéticos e de performance desportiva.
Igualmente importante são a avaliação postural e a avaliação da capacidade neuro-músculo-articular, pois dão-nos informações complementares e preciosas para a prescrição de um plano de treino, que se pretende seguro, criterioso e adequado às reais necessidades do aluno.
Em suma, consideramos extremamente relevante ter um bom entendimento do ponto de situação do aluno, no momento em que o recebemos, a fim de harmonizar os seus objectivos e as suas necessidades, e adequar a intervenção com o fim de melhor o poder ajudar.
Por Milton Anjo - Treinador