Política de Cookies

Este site utiliza cookies para o bom funcionamento do site e para otimizar a sua experiência de navegação.

Exercício e Saúde
GORDURA CORPORAL E A CAPACIDADE FÍSICA FUNCIONAL

Este é um tema que tem vindo a ser estudado pela ciência, o quão a capacidade física funcional é afectada pela gordura corporal, em adultos mais velhos.

A literatura demonstra que a gordura pode prejudicar a função muscular e, consequentemente, reduzir a capacidade funcional. Existe um consenso nas escrituras de que o treino resistido é um método muito eficaz para contrariar as diminuições na força associadas ao envelhecimento, desempenho funcional, e massa magra.

Sabemos hoje que idosos com desempenho muscular mais fraco e maior gordura corporal estão mais propensos a apresentar níveis mais baixos de capacidade funcional. Neste sentido impera a necessidade de desenvolver o desempenho muscular de idosos e reduzir os níveis de gordura corporal, a fim de ajudar a manter ou melhorar a sua capacidade funcional durante o processo de envelhecimento..

Os aumentos de força, potência, desempenho funcional e massa muscular são prioridades importantes para adultos mais velhos, a fim de preservar a independência na realização de actividades de vida diária e redução do risco de quedas; permitindo viver de forma independente.

A fraqueza muscular num indivíduo idoso reduz a sua capacidade de agarrar um objecto, deambular sem recurso de ajudas técnicas e/ou de terceiros - um em cada três idosos com mais de 65 anos caem - impactando directamente na sua qualidade de vida; neste sentido fica clara a significância do treino de força para esta população, até porque, o treino aeróbico, até ao momento, não tem sido associado à prevenção de quedas. Ainda, como profissional do exercício físico, comprometida com a promoção de um estilo de vida saudável e qualitativo, sinto-me responsável por sensibilizar os indivíduos das faixas mais jovens, para a importância de se prepararem devidamente para viver, com dignidade, esta fase da vida.

Em suma, é sensato que assumamos de forma natural o processo de envelhecimento e inteligente que o preparemos atempadamente. Exercitar-se e alimentar-se de forma adequada, controlando a percentagem de massa gorda e cuidando da robustez física e massa muscular são estratégias potenciadores de qualidade de vida nesta fase.

Tenha a liberdade de escolher como pretende viver; escolha bem e viverá melhor!

Por Juliana Anjo – Treinadora