Política de Cookies

Este site utiliza cookies para o bom funcionamento do site e para otimizar a sua experiência de navegação.

Exercício e Saúde
MODULAÇÃO DA DOR, EMOÇÕES E ALONGAMENTO

As emoções são responsáveis por mudanças profundas na expressão corporal por afectarem o ambiente interno.

Pensar em momentos de profunda angústia e dor remete-nos a posturas de maior recolhimento, enquanto se pensarmos em circunstâncias que potenciem o nosso poder e auto-confiança, de imediato se nos vislumbram posturas erectas e de maior alongamento axial, por exemplo.

Desta forma, reacções emocionais são exibidas ao mundo através do nosso comportamento e informam-nos sobre as mudanças na nossa postura e na qualidade dos movimentos.

A todo o momento as emoções modulam a nossa prontidão para nos movermos, assim, as experiências agradáveis primam pelas acções de proximidade e as desagradáveis pelo afastamento.

As emoções, especialmente as desagradáveis, podem impactar os movimentos produzindo diferenças na conservação de uma contracção isométrica e da postura, uma vez que, alteram o estado psicológico e fisiológico.

Consegue imaginar quanto tempo consegue permanecer em alongamento intenso sentindo dor? Olhe para si mesmo e perceba a fisionomia facial nesta circunstância…

O cérebro recebe dos sentidos informações que geram dor e associa às expressões faciais e contracções musculares, facto que reflecte uma experiência psicofisiológica.

Por via de contrabalançar esta ocorrência e aumentar as possibilidades entre mente e corpo, durante o alongamento mantenha uma respiração fluída e uma expressão facial serena, uma vez que, uma expressão facial dolorosa aumenta a percepção subjectiva de dor.

Durante o alongamento é aceitável um pouco de desconforto, mas não muito, em razão de se prevenir desenvolver no aluno um estado de sofrimento. A dor intensa gera sofrimento, mas a dor leve e tolerável potencia o desenvolvimento da flexibilidade.

Treine-se, pois o músculo afecta (positivamente) o cérebro.

Quando treinamos bem sentimo-nos em paz e isso diminui a sobrecarga mental e incrementa a energia vital.

Uma mente tensa enrijece o músculo e o alongamento pode ajudar a aliviar essa tensão mental.

Em suma, a emoção é um potente modulador da dor, cuida das suas!

Exercite-se, alongue-se, flexibilize-se e incremente uma expressão facial serena. Viva saudável, forte e seja feliz!

Por Juliana Anjo – Treinadora