Visão Integral
Este é um tema que, diante do universo feminino, continua a motivar diversos questionamentos.
Neste período é ou não recomendada a prática de exercícios físicos?
Exercitar, nesta fase, é producente?
O exercício, realizado durante o período menstrual, traz, de igual forma, benefícios?
Num primeiro momento o mais recomendado è a auto-análise, saber quais os sinais e sintomas que cada mulher enfrenta durante esta fase, para assim poder adaptar o necessário para que o treino seja possível, seguro, e efectivo; evitando que a mulher abandone o programa de exercícios nesta fase, que, na grande maioria das vezes é desnecessário.
Durante a menstruação o nosso corpo liberta uma substância chamada de prostaglandina que é responsável pela contracção do útero. Estas contracções pressionam os vasos sanguíneos da região e daí advém, também, as cólicas menstruais.
Ao realizar qualquer exercício que eleve a temperatura corporal acontece que, concomitantemente, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que as contracções diminuam.
Por outro lado, uma vez que o treino eleva a oxigenação das células, pode ajudar a aliviar os sintomas de dor, consequentemente.
Embora a relevância dos estudos nesta área seja pouca, sabemos que, durante o ciclo menstrual há oscilação de duas hormonas, estrogénio e progesterona, e que, quando há a queda destas há também alteração de rendimento.
A literatura aponta para mais de 130 sintomas de TPM, entre eles, inchaço, irritabilidade, aumento do apetite, alterações de humor, falta de foco e concentração, indisposição, cólicas, perda de sangue, dores musculares, retenção hídrica e factores psicológicos; no entanto, assumindo que estas circunstâncias possam influenciar a disposição para treinar, acredito que dificilmente inviabilizarão a possibilidade de se exercitar, de todo.
Cabe ao Personal Trainer adaptar o seu treino fazendo com que, ainda assim, se possa exercitar e beneficiar das mais-valias que a sessão de exercícios lhe trará.
Faça sempre o melhor que pode dentro das condições que tem, até ter condições melhores de fazer melhor ainda!
Há momentos em que feito será melhor que perfeito!
Por Juliana Anjo – Treinadora