Política de Cookies

Este site utiliza cookies para o bom funcionamento do site e para otimizar a sua experiência de navegação.

Nutrição
ORTOREXIA NERVOSA: UMA OBSESSÃO PELA ALIMENTAÇÃO

Atualmente, não é reconhecido em um ambiente clínico como um transtorno alimentar separado, portanto, alguém que visitou o médico com os sintomas não seria oficialmente diagnosticado com “ortorexia”, embora o termo possa ser mencionado ao discutir sua doença.

Ortorexia refere-se a uma obsessão doentia em comer alimentos “puros”. Os alimentos considerados “puros” ou “impuros” podem variar de pessoa para pessoa. Isso não significa que quem segue um plano alimentar ou dieta saudável sofra de ortorexia. Tal como acontece com outros transtornos alimentares, o comportamento alimentar envolvido – alimentação “saudável” ou “limpa”, neste caso – é usado para lidar com pensamentos e sentimentos negativos ou para se sentir no controle. Alguém que usa alimentos dessa forma pode se sentir extremamente ansioso ou culpado se comer alimentos que considera não saudáveis.

Ter uma alimentação saudável na nossa ótica passa por comer todo o tipo de alimentos, sem culpa, sem procura por recompensa, sem manipulação das convivialidade à mesa.

Por Ivo Ferreira – Nutricionista