Visão Integral
No passado dia 10 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental.
Estima-se que um em cada cinco portugueses sofre com problemas de saúde mental e temos vindo a assistir, cada vez mais, ao surgimento (precoce) de manifestações da ansiedade (e perturbações de humor, como a depressão) em crianças e jovens.
A ansiedade é uma resposta natural do organismo perante situações que possam ser percebidas como ameaçadoras. Em idade escolar, estima-se que 10 a 20% dos jovens já tenha sofrido de perturbação de ansiedade.
Algumas das manifestações mais comuns nestas idades são:
O recurso à hipnoterapia permite-nos auxiliar os mais jovens nos processos desafiantes de auto regulação emocional (e a lidar com qualquer sintoma dos acima mencionado), nos quais, muitas vezes, urge ressignificar situações traumáticas que despoletaram o problema.
O trabalho realizado tem por base o recurso a um conjunto de ferramentas e técnicas que passam a poder ser utilizadas pelo/a próprio/a mesmo fora do contexto terapêutico e que o/a ajudará, indubitavelmente a lidar com qualquer situação de uma forma assertiva, ponderada e tranquila, desenvolvendo, por conseguinte, a sua inteligência emocional.
O impacto do recurso à hipnoterapia na perturbação da ansiedade é extremamente positivo e tem permitido a muitos jovens sentirem-se mais calmos e tranquilos, percecionando as situações à sua volta com mais clareza e, por isso, antecipar problemas e encontrar estratégias para os solucionar.
Por Andreia Dias - Hipnoterapeuta