Visão Integral
A suplementação desportiva é cada vez mais vista como determinante em vários aspectos da condição física de atletas. Mas será essa suplementação necessária em indivíduos que ainda não tenham completado o seu estado de maturação? Até que ponto poderá essa suplementação influenciar a saúde dos jovens atletas?
Para melhor perceber esta realidade, é importante se estabelecer um enquadramento. Sabe-se que as empresas de suplementos alimentares desenvolvem cada vez mais marketing para este público e que segundo um artigo da DECO proteste de 2021 o consumo de suplementos em jovens está de facto a aumentar. Dos suplementos mais utilizados destacam-se os multivitamínicos, o soro de proteína de leite, creatina e outros suplementos com substâncias estimulantes. Esta realidade ainda se revela mais preocupante tendo em consideração que desses suplementos apenas 30% são prescritos por profissionais de saúde.
Parece importante realçar, que estes suplementos embora sejam de venda livre poderão representar um risco para a saúde, quando utilizados em quantidades desadequadas ou quando não exista tanto critério nem em boas práticas alimentares, nem em cuidados com a hidratação. É desta forma fundamental, passar uma mensagem de cautela na utilização deste tipo de suplementos, até porque em muitos casos o recurso a suplementos surge devido a desequilíbrios na alimentação que deverão ser numa primeira análise corrigidos, e apenas numa segunda análise se recorrer à utilização de suplementos em quantidades adequadas e devidamente certificados.
Por Ivo Ferreira - Nutricionista