Visão Integral
Todos sabemos que a época natalícia é pródiga em excessos, sobretudo no que concerne a alimentação. Volvido o mês de Dezembro é altura de reflexão e da procura de um novo "eu", com promessas de melhores comportamentos na alimentação, de um esforço redobrado para ter alguma prática de exercício e no fundo para adoção de estilo de vida mais saudável.
Janeiro é portanto um mês de recomeço, da procura de uma mudança que poucas vezes casa com a realidade em que mergulhamos a nossa vida. A mudança nas escolhas alimentares é uma prioridade, é preciso desviciar do açúcar, reduzir o álcool, ingerir mais água ou simplesmente acreditar que um suplemento resolve todo o problema.
Em muitos casos olhamos apenas para as questões periféricas, é melhor leite ou bebida vegetal? Será que estou a ingerir pouca proteina? Acho que o pão me deixa mais inchado/a.... será viável retirar toda a lactose e glúten da minha alimentação?
Todas estas questões desaguam num problema principal, que é dificil modificar, porque acaba sempre por ser mais fácil mudarmos pequenas coisas do que nos focarmos no real problema.
Em 2026, a minha recomendação é que reflita sobre aquilo que possa estar correcto e menos correcto na sua alimentação, na sua prática de exercício, no seu estilo de vida. Procure o cerne da questão e resolve-a por mais que isso mude o seu estilo de vida, que o tire da sua zona de conforto, que o leve para um patamar diferenciado de autoconhechimento.